Copromoção
Cofinanciamento
VALAGUA - Valorização Ambiental e Gestão Integrada da Água e dos Habitats
no Baixo Guadiana Transfronteiriço (POCTEP 0007-VALAGUA-5-P)
Copyright © 2018, Todos os direitos reservados.   Design Cores ao Cubo
Idealização e coordenação

© ADP Mértola, Guadiana no concelho de Mértola

O Projeto

O projeto VALAGUA - Valorização Ambiental e Gestão Integrada da Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço é uma ação integrada que pretende intervir em diferentes sectores para promover a qualidade água e a proteção e valorização dos ecossistemas ribeirinhos da área de intervenção.

A iniciativa abrange o Baixo Guadiana, entendido como o troço jusante (inferior) da bacia hidrográfica do Guadiana, e engloba as sub-bacias hidrográficas do Rio Chança e do Rio Guadiana a sul da Ribeira de Cobres.

A área de intervenção inclui 8 espaços naturais, contíguos e fronteiriços, que totalizam uma área aproximada de 175 mil hectares classificados como Rede Natura 2000, nomeadamente: Guadiana, Vale do Guadiana e Sapal de Castro Marim (em Portugal); Rivera del Chanza, Ríos Guadiana y Chanza, Andévalo Occidental, Marismas de Isla Cristina e Isla San Bruno (em Espanha).

© ODIANA

Ao todo, o projeto envolve 15 municípios de Portugal e Espanha, 2 deles no Baixo Alentejo (Serpa e Mértola) e 3 no Algarve (Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António no Algarve) e 10 na Província de Huelva, na Andaluzia (Rosal de la Frontera, Santa Barbara de Casa, Paymogo, Puebla de Guzman, El Almendro, El Granado, Sanlucar de Guadiana, San Silvestre de Guzman, Ayamonte e Isla Cristina).

O projeto VALAGUA é coordenado pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), que constitui um elo de ligação entre os parceiros e a autoridade de gestão do programa comunitário INTERREG/POCTEP que cofinancia esta iniciativa. A estrutura de gestão inclui uma Comissão Técnica onde todos os

parceiros estão representados e 4 Grupos de Trabalho constituídos pelas entidades envolvidas na operacionalização das atividades. Pretende-se assim, implementar um modelo de gestão participada em que todas as instituições colaboram no planeamento e execução das atividades previstas.

Área de abrangência do projeto

Utilize os botões + e - para ampliar a imagem. 
Arraste para deslocar a imagem, faça duplo clique para restaurar o tamanho original.