Copromoção
Cofinanciamento
VALAGUA - Valorização Ambiental e Gestão Integrada da Água e dos Habitats
no Baixo Guadiana Transfronteiriço (POCTEP 0007-VALAGUA-5-P)
Copyright © 2018, Todos os direitos reservados.   Design Cores ao Cubo
Idealização e coordenação

O Contexto

A bacia do Guadiana é uma das 3 grandes bacias hidrográficas partilhadas entre Portugal e Espanha e aquela que apresenta, atualmente, maiores problemas quer de quantidade quer de qualidade da água. Justificam-no, em parte, a acentuada sazonalidade da precipitação, uma forte irregularidade inter-anual, e o predomínio de condições climatéricas mais secas.

© Shutterstock, Corrado Baratta, Marismas Isla Cristina

Esta escassez justificou uma forte regularização e aproveitamento dos recursos disponíveis que, no entanto, veio criar mais pressão sobre os sistemas fluviais, devido à elevada procura instalada. No atual contexto de alterações climáticas, este quadro tende a agravar-se, com os principais cenários a apontarem para uma expressiva redução das disponibilidades hídricas.

​Na parte mais a sul da bacia, onde o rio é fronteira entre os dois países, cruza-se a elevada vulnerabilidade climática com usos significativos da água (regadios, turismo do litoral, abastecimento urbano), problemas de degradação e má qualidade, e importantes valores ecológicos e naturais, nomeadamente classificados pela Rede Natura 2000 e que representam espaços transfronteiriços de grande valia ambiental na Península Ibérica.

 

Os numerosos estudos e intervenções realizadas por diferentes entidades, ao longo dos últimos anos, vieram demonstrar a necessidade de se desenvolverem esforços e atuações concertadas entre os dois países para uma melhor gestão desta bacia.

O Projeto VALAGUA pretende assim responder a esta problemática, propondo para tal uma atuação concertada entre entidades portuguesas e espanholas com competências e experiência comprovadas, com o objetivo estratégico de fomentar a cooperação na investigação, conhecimento, intercâmbio e harmonização de informação, bem como a implementação de boas práticas de gestão da água e dos habitats associados.

© Odiana, Sapal de Castro Marim