Copromoção
Cofinanciamento
VALAGUA - Valorização Ambiental e Gestão Integrada da Água e dos Habitats
no Baixo Guadiana Transfronteiriço (POCTEP 0007-VALAGUA-5-P)
Copyright © 2018, Todos os direitos reservados.   Design Cores ao Cubo
Idealização e coordenação

29 Nov. 2019

Jornadas Finais do Projeto VALAGUA

Com o tema da gestão da água na ordem do dia, a Reserva Natural, em Castro Marim, foi o cenário escolhido para a realização das Jornadas Finais do Projeto VALAGUA, promovidas para dar a conhecer e debater os resultados alcançados ao longo de dois anos e meio de trabalhos.

Tendo por objetivos a divulgação das conclusões dos trabalhos desenvolvidos e o debate da problemática da gestão da água e da conservação da biodiversidade no Baixo Guadiana transfronteiriço, realizaram-se no passado dia 27, no auditório da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, as Jornadas Finais do Projeto VALAGUA.

 

A escassos meses da conclusão do Projeto VALAGUA - Valorização Ambiental e Gestão Integrada da Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço, o local, com uma admirável vista para o estuário, não poderia ser mais apropriado para fazer o balanço final desta iniciativa transfronteiriça iniciada em meados de 2017.

 

O evento, aberto ao público, reuniu cerca de 50 participantes, e contou com a participação de diversos especialistas em representação das universidades de Huelva e do Algarve, autoridades envolvidas na gestão dos setores da água e da conservação da biodiversidade, entidades da administração regional e local e ONG's.

 

Durante este dia foram promovidos três painéis de discussão, dedicados à problemática da qualidade e da quantidade da água no Baixo Guadiana, à gestão e valorização dos valores naturais e aos desafios da gestão da água no quadro da cooperação entre Portugal e Espanha. Neste contexto, foram identificados e partilhados com os atores chave do território, os principais problemas que afetam os recursos hídricos na área estudada e as suas consequências a diferentes níveis, bem como um conjunto de propostas concretas para reverter a situação atual, valorizar o território e reforçar a cooperação para a gestão integrada no espaço do Baixo Guadiana.

 

As comunicações apresentadas pelos oradores convidados estão disponíveis ao público e, tal como os relatórios técnicos produzidos no âmbito do projeto, poderão ser consultadas no website do projeto, em www.valagua.com.

 

As autoridades de cada país, representadas pela Agência Portuguesa do Ambiente e a Confederación Hidrográfica do Guadiana, enaltecerem a capacidade do projeto para envolver um conjunto muito diversificado de parceiros em torno de uma problemática tão complexa, bem como o contributo dado tanto a nível do aumento do conhecimento, como das medidas propostas e soluções apontadas.

 

Em jeito de balanço, María Bastidas, Coordenadora do projeto e técnica da ADPM, entidade promotora da iniciativa, referiu que o projeto permitiu aprofundar e melhorar o trabalho de cooperação entre Portugal e Espanha em prol da conservação do património natural do Baixo Guadiana, como também reforçar o desenvolvimento local alicerçado neste património.

 

Após as Jornadas Finais decorreu, na sede da Associação ODIANA, igualmente em Castro Marim, uma reunião da Comissão Técnica do projeto, na qual os parceiros identificaram prioridades de intervenção futuras e linhas de trabalho a desenvolver com vista a conceção de um novo projeto que permita dar continuidade ao importante trabalho realizado até aqui.

 

Veja aqui o programa, as fotos do evento e as comunicações apresentadas pelos oradores convidados.